A bicharada está à solta nessa quarentena!

Você já sabe que a quarentena surgiu como uma das medidas tomadas para diminuir a propagação de Covid-19, onde por meio da diminuição do fluxo de pessoas nas ruas ocorre também a diminuição de vírus circulando. Só que talvez você não saiba que agora que as ruas, e espaços de turismo ficaram vazias, os animais resolveram explorar esses locais, e alguns até aproveitaram a privacidade para namorar, como os pandas Ying Ying (fêmea) e Le Le (macho), do zoológico Ocean Park (em Hong Kong).

Fonte: https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/04/ying-ying-e-le-le.jpg?quality=70&strip=info&resize=680,453

Durante meses o zoológico se encontrou fechado para visitações, sendo reaberto com restrições em fevereiro de 2021, e o casal de pandas, que se relaciona desde 2010 (quando atingiram a maturidade sexual) ainda não tinham obtido sucesso na cópula (reprodução), e durante esses meses que tiveram mais privacidade obtiveram sucesso no namoro. Talvez você não saiba mais a espécie apresenta problemas para reproduzir, tendo reduzido período reprodutivo, onde as fêmeas ovulam uma vez por ano (dando um intervalo de fertilidade de 24 a 72 horas), que ocorre entre março e maio, isso contribui para que a espécie tenha poucos indivíduos (cerca de 1.800). Além disso, o macho tem dificuldade em ser encaixar na fêmea, o que também contribui para o baixo sucesso na reprodução dos pandas.

Será que só os pandas souberam aproveitar o tempo em que ficamos em casa? Bom outras espécies de animais se beneficiam com a menor circulação de pessoas em locais de turismo, como a tartaruga-gigante, que é ameaçada de extinção, que teve um aumento no número de ninhos em praias da Flórida (Estados Unidos) e da Tailândia, isso pode aumentar o número de indivíduos que sobrevivem e chegam à idade adulta, vale lembrar que a cada mil ovos que eclodem apenas uma tartaruguinha sobrevive.

Fonte: https://conexaoplaneta.com.br/wp-content/uploads/2020/04/quarentena-esta-ajudando-salvar-extincao-maior-especie-tartaruga-marinha-2-conexao-planeta.jpg

Então os animais só tiveram benefícios na reprodução? Na verdade, não houve impactos apenas reprodutivos, na África do Sul, leões foram flagrados dormindo em estrada vazia no Parque Nacional Kruger, como o tráfego de carros diminuiu, os leões que antes só dormiam nas estradas a noite se aventuram durante o dia para aproveitar o calor absorvido pelo asfalto em vez de ficarem na grama molhada, que é menos convidativa. Será que também temos casos de animais soltos curtindo os locais que antes utilizamos? Tem sim, no Brasil a bicharada também ficou à solta, em Niterói (Rio de Janeiro) espécies silvestres como cachorros-do-mato e aves de rapina caminham pelas ruas. Tem animal inclusive que se aventurou pelas casas das pessoas, como um Tucano que ficou passeando na casa de uma moradora. Urubus tomam sol à beira de piscina em cobertura, capivaras passeiam no fim de tarde próximo a uma lagoa perto de shopping. Também houve uma diminuição da circulação de embarcações no mar, o que diminuiu o barulho para as espécies marinhas, fazendo com que elas se aproximassem mais da costa, como o Tubarão-baleia, que foi visto de perto por pescadores, na Baía de Guanabara. 

Fonte: https://gooutside.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2020/04/richard-sowrykruger-national-park-1.jpg

Esses são apenas alguns dos exemplos que temos de mudanças que ocorreram na vida dos animais nesse período de quarentena, sendo algumas benéficas, como o caso de pandas se reproduzindo e o aumento no número de ninhos de tartarugas. Em relação ao maior fluxo de animais selvagens em espaços urbanos, os mesmos podem trazer problemas, tanta para as pessoas, ocorrência de zoonoses (doenças transmitidas ao homem por meio de animais), como para os próprios animais, pois, esses podem vir a se alimentar de resíduos presentes nas ruas e se contaminar. 


Curso de Popularização da Ciência 2021 - UFABC.

Participante: Thifanny de Cássia de Sousa Farias.


Referências

BARDEN, B. Coronavírus: graças ao isolamento, pandas em zoológico acasalam após dez anos de tentativa. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-52100140>. Acesso em 31 de jul. de 2021.

LOPES, L. Quarentena: com população em casa, animais aparecem com mais frequência pela cidade. O Globo, 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/quarentena-com-populacao-em-casa-animais-aparecem-com-mais-frequencia-pela-cidade-24436472>. Acesso em 30 de jul. de 2021.

VEJA. Devido à quarentena, tartaruga-gigante volta a aparecer em praias, 2020. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/mundo/devido-a-quarentena-tartaruga-gigante-volta-a-aparecer-em-praias/>. Acesso em 30 de jul. de 2021. 

VEJA. Pandas em zoo sob quarentena acasalam pela 1ª vez em 13 anos. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/casal-de-pandas-em-zoologico-sob-quarentena-procria-pela-1a-vez-em-13-anos/>. Acesso em 30 de jul. de 2021.

VOGUE. Leões são flagrados dormindo na estrada de uma das maiores reservas de animais da África, 2020. Disponível em: <https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/04/leoes-sao-flagrados-dormindo-na-estrada-de-uma-das-maiores-reservas-de-animais-da-africa.html>. Acesso em 30 de jul. de 2021. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscaras descartáveis uma solução que precisa de solução

Álcool em gel o aliado que requer cuidado