Agora que você já descobriu de quem estamos falando, agora e hora de refletir sobre esse momento, e observar se sua cidade esta dando o devido cuidado ao descarte desse material. Ou melhor ainda você como agente social descarta esse material em local correto? Se sim, parabéns, se não, é hora de fazer sua parte cuidando do ambiente para as gerações futuras. Muitos são os questionamentos que fazemos ao longo dessa quarentena, e esse talvez esteja sendo deixado para segundo plano. Entretanto o mais importante disso tudo é que tem solução, mas precisamos cobrar das autoridades o descarte e a reciclagem desse material urgente, caso contrário esse acumulo de material como mascaras e luvas serão devastadores na contaminação ambiental.
A pesquisadora Ana Luiza do Centro de Estudos do Mar e do Meio Ambiente (CESAM) discorre que:
“é preciso pensar em forma de fazer a reciclagem, submetendo esse lixo, por exemplo, a um período de quarentena num local próprio, antes de fazer a sua reciclagem de forma segura E sublinha: “é preciso mudar o protocolo, não há motivo para deixarmos de lado as estratégias sustentáveis” (CESAM, 2021).
Ressaltamos que as quando descartados, geram impactos ambientais típicos dos plásticos, apresentando inclusive o mesmo tempo de decomposição que varia entre 300 a 400 anos. Esse hábito agrava ainda mais a questão da contaminação do meio ambiente, além de apresentar sérios riscos à saúde pública. Montagner (2019), ressalta que quando esses materiais chegam de forma inadequada nos mais diversos ambientes, podem causar vários problemas tais como: a contaminação de solo e novos focos de transmissão de doenças e vale ressaltar o grande poder de proliferação e infeção pelo vírus da Covid -19, outros problemas e a chegada dessas luvas e máscaras em nossos mananciais contaminando o ambiente aquático, e além do surgimento dos microplásticos. Microplásticos é o nome dado aos fragmentos gerados pela decomposição de resíduos plásticos maiores em decomposição por longos anos no ambiente se acumulando principalmente no ambiente aquático. Ficou Curioso! Pois não perde o próximo texto sobre esse assunto. Por isso é urgente pensar não só na saúde dos humanos, mas também na saúde ambiental.
PENSE, REFLITA, RECICLE E FAÇA SUA PARTE!
Figura 1. Máscaras e Luvas descartadas no solo Fonte: Domínio público, adaptada (2021).
Bibliografia
MONTAGNER, C. et al. Ten Years-Snapshot of the Occurrence of Emerging Contaminants in Drinking, Surface and Ground Waters and Wastewaters from São Paulo State, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society. Mar 2019.
https://www.dn.pt/entidade/titulo/environmental-science---technology.html . Acesso em: 13 jun. 2021.
https://www.dn.pt/entidade/org/cesam.html. Acesso em: 12 jun. 2021.
https://portalhospitaisbrasil.com.br/artigo-mascaras-luvas-e-o-impacto-ambiental/. Acesso em: 12 jun. 2021.
https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/microplasticos-ameaca-a-saude. Acesso em: 12 jun.2021.
http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v10n6a16.pdf. Acesso em: 16 jul.2021.
Comentários
Postar um comentário